quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Pré-Jogo: IAPE vs Atlético Mineiro - Retrospecto do Galo desde 2007

Bom gente, hoje o Clube Atlético Mineiro estréia na Copa do Brasil contra o IAPE do Maranhão. Mas antes de falar da partida de logo mais, vamos rever detalhadamente o retrospecto do time alvinegro desde 2007 até o ano de 2010

Em 2007 o Galo estreou na competição contra o Colo Colo-BA em Ilhéus. O placar do jogo foi 3x1 eliminando o jogo de volta no Mineirão. Vencendo o Colo Colo-BA o Atlético então enfrentaria o tradicional América-RJ em Mesquita, o primeiro jogo ficou 1x1. O Atlético precisava de fazer o dever de casa para seguir na competição, e com gols de Marcinho (Atlético-MG), Thiago Feltri (Atlético-MG) e Maicon (América-RJ) o Galo venceu e seguiu na competição.

Nas Oitavas-de-final o Galo pegaria o Avaí em Santa Catarina. E dentro do Ressacada o Galo venceu pelo placar de 2x0. Com dois gols de vantagem no placar, bastasse um empate de 0x0 que o time da capital mineira se classificaria. Mas no Mineirão com a presença da massa apoiando, o Atlético bateu o Avaí por 1x0 e se classificou sem muita dificuldade.

Nas Quartas-de-Finais o nosso Galo pegaria o Botafogo, o primeiro jogo foi no Mineirão, com mais de 40 mil pessoas apoiando o time alvinegro, o maior dos alvinegros não conseguiu sair do 0x0. Precisando de uma vitória para seguir na competição o Atlético foi com tudo para o Rio de Janeiro para continuar seguindo na competição. Aos 39 minutos da primeira etapa Éder Luís coloca o Galo na frente e cala mais de 49 mil Botafoguenses presentes no Maracanã. Mas o Botafogo estava com uma ajudinha extra, o juiz Carlos Eugênio Simon. Botafogo fez logo dois gols no segundo tempo e com esse placar eliminaria o Atlético, mas depois do segundo gol Botafoguense só dava Galo no jogo, e foi então que Simon resolveu aparecer não marcando um pênalti claríssimo em cima de Tchô do Galo nos minutos finais da partida. Com isso o Atlético Mineiro foi garfado e eliminado da Copa do Brasil de 2007 nas Quartas-de-Finais. Nesse ano o campeão da competição foi o Fluminense.

Em 2008 o Galo enfrentou na primeira partida o Palmas-TO, o Atlético liquidou a partida e fez 7x0 eliminando o jogo de volta no Mineirão. Depois de massacrar o Palmas-TO, o Atlético enfrentaria o Nacional-AM, primeiro jogo no Estádio Vivaldão o Atlético sofreu para empatar em 2x2 com gol do zagueiro Leandro Almeida aos 48 minutos do segundo tempo. Com o empate na bagagem, o Galo precisava da vitória para seguir na competição, e não foi difícil, o Atlético fez 4x1 e mandou o Nacional embora mais cedo.

Nas Oitavas-de-Finais enfrentaríamos o Náutico em Recife. O jogo não foi nada fácil e o Atlético perdeu de 3x2 com dois gols do carrasco Felipe. Precisando de um simples 1x0 aqui em Belo Horizonte o Galo não fez nada mais do que o seu dever e com gol de Danilinho o Atlético eliminaria o Náutico e seguia na competição.

Já nas Quartas-de-Finais o galo pegaria o temido Botafogo, o mesmo que o eliminou na mesma competição no ano passado. O primeiro jogo foi no Mineirão com o apoio de mais de 43 mil atleticanos, mas o time da casa não passou de um 0x0. Sem vencer do Botafogo no Rio de Janeiro a muito tempo o Galo precisava quebrar esse tabu. Mas com gols de Wellington Paulista (Botafogo) e Alessandro (Botafogo) o Atlético foi eliminado da Copa do Brasil. Nesse ano o campeão da competição foi o Sport.

Em 2009 o maior de Minas foi ao Sergipe para enfrentar o desconhecido Itabaiana. O time alvinegro fez 5x0 e eliminou o jogo de volta. Na segunda fase da Copa, o Galo foi a São Paulo pegar o Guaratinguetá. Em um jogo difícil o Galo empatou com o time da casa gol dois gols de Diego Tardelli. O goleiro Juninho foi expulso aos 27 do segundo tempo. Com quase 30 mil pagantes no Mineirão, o Atlético recebeu o time do interior paulista e fez 2x0.

Nas Oitavas-de-Finais o Galo treinado pelo técnico Emerson Leão iria até a Bahia jogar contra o Vitória do técnico Paulo César Carpegiani. E antes do primeiro tempo acabar o Vitória já tinha feito 3x0 e o Atlético não conseguia mostrar seu futebol em campo. Já aqui em Belo Horizonte a coisa foi bem diferente, o Galo entrou em campo com raça e vontade de ganhar e com gols de Renan, Welton Felipe e Alessandro o time levou a partida para os pênaltis. Sem contar que o goleiro Juninho defendeu um pênalti no segundo tempo. Já nos pênaltis. Diego Tardelli (Atlético-MG), Neto Baiano (Vitória-BA), Alessandro (Atlético-MG), Bida (Vitória-BA), Élder Granja (Atlético-MG), Carlos Alberto (Vitória-BA), Tchô (Atlético-MG) e Luciano Almeida (Vitória-BA) acertaram. Chegou à vez de Leandro Almeida chutar e ele errou a penalidade. Em seguida Washington marcou e eliminou o time do Galo em pleno Mineirão. Nesse ano o campeão da competição foi o Corinthians.

Em 2010 o Galo foi até o Acre para jogar contra o Juventus, com 5 gols de Obina, 1 de Tardelli e 1 de Marques o Galo fez 7x0 e eliminou o jogo de volta. Na segunda fase da competição o Atlético iria à Arena Condá em Santa Catarina enfrentar o Chapecoense. E foi surpreendido no começo do jogo com gol do Sagaz que fez jus ao apelido. Com quase 40 mil pessoas no Mineirão, bem no início da partida o capitão da equipe do Chapecoense "Rodrigo" fez uma dura falta que merecia cartão vermelho e resultou em grave lesão do atacante Obina. Mas 9 minutos depois o Atlético abriu o placar com Fabiano. O Galo foi com o empate pro intervalo. Mas com motivação de sobra para o segundo tempo, fez 5 gols e ganhou de 6x0 despachando o time do Sul.

Já nas Oitavas-de-Finais o Atlético iria receber o Sport no Mineirão. Passando por uma fase ótima, Fabiano fez o gol da vitória atleticana ainda no primeiro tempo. Mesmo com vantagem, o Clube Atlético Mineiro levou um placar bem magro na bagagem pra Pernambuco. Antes de o primeiro tempo terminar o Atlético fez os dois gols da partida com Muriqui e Diego Tardelli. Depois de passar por Juventus-AC, Chapecoense-SC e Sport-PE o Atlético agora receberia o Santos, time mais badalado da época e com um elenco repleto de estrelas como Ganso, Neymar, Robinho e André. Os jogadores e os torcedores saberiam que não seria uma tarefa nada fácil. Mesmo assim o Atlético recebeu o Santos e lotou o Mineirão com cerca de 50 mil pagantes.

Sem Neymar naquele jogo, o Galo surpreendeu a equipe Santista logo aos 2 minutos de partida com gol de Tardelli que logo depois faria mais dois e aplicaria um "Hat-Trick" no melhor time do Brasil naquele momento. O jogo terminou 3x2. Com um resultado não muito bom o Atlético precisava vencer o Santos na Vila Belmiro, uma tarefa muito difícil. Logo aos 16 minutos André abriu o placar para a equipe da casa, aos 44 da primeira etapa o garoto Neymar fez o segundo do Santos. Mas logo depois Corrêa fez do Galo na partida. Mas não foi o bastante, pois Wesley logo no começo da etapa final marcou o terceiro do Santos que eliminou o Atlético. Nesse ano o campeão da competição foi o Santos.

Em 2011 acredito que possamos fazer uma campanha muito melhor que a desses anos anteriores, pois temos um elenco, temos presidente e temos uma comissão técnica ótima. Temos e precisamos de ganhar esse título. Temos qualidade no nosso plantel para fazer uma belíssima campanha e classificar para a Libertadores pelo caminho mais rápido.

O nosso primeiro adversário é o desconhecido IAPE do Maranhão que é o caçula da competição, fundado em 2008. O IAPE não deve dar muito trabalho ao Galo, mas precisamos jogar com humildade para não ter zebras.

Temos motivação e vontade de sobra para fazer a história de 2011 ser diferente.

Vamos Galo, ser campeão!

"Bica eles GALO!"


FONTE: Galo Digital

Nenhum comentário:

;