domingo, 2 de maio de 2010

A hora do Galo

Por: Lédio Carmona (@lediocarmona)

Quarta-feira, contra o Santos, no Mineirão, foram 46.239 atleticanos. Hoje, no mesmo estádio, 60.704 pagaram ingresso para ver o Atlético Mineiro vencer o Ipatinga por 2 a 0 (gols de Diego Tardelli e Marques) e ser campeão mineiro pela 40ª vez na história – por sinal, foi o melhor público em todo Brasil no domingo das finais dos Estaduais. E no próximo domingo, na primeira rodada do Brasileirão, são esperados mais 50 mil apaixonados pelo Galo contra o Vasco. Essa torcida merece ser feliz. Sua fidelidade é arrepiante. E o título (justíssimo) de hoje é apenas um presente a mais para uma nação alvinegra que, após anos de dúvida e incerteza, finalmente tem um bom time para torcer, acreditar e confiar.

Ganhar o Campeonato Mineiro é o de menos. Após um começo claudicante, o Atlético Mineiro cresceu na hora certa e se impôs no fim. Mas há outros fatores que, pelo menos para mim, chamam muito mais a atenção do que a própria conquista. Eles apontam para um Galo ainda mais forte no restante de 2010, brigando, de verdade, pelo que vem pela frente.

galo2O grande confronto contra o Santos, pela Copa do Brasil, é o primeiro desses pontos. A atuação corajosa e cheia de autoridade de quarta-feira mostra que o Galo-2010 sabe o quer. Respeita sua história. E tem objetivos. Pode até ser eliminado pelo Santos na Vila Belmiro, mas está claro a base é forte e o trabalho, consistente.

Vanderlei Luxemburgo escolheu o Galo para dar a volta por cima na carreira. Quem o cerca e acompanha de perto o seu trabalho, aponta, com convicção, para sua motivação. Há muito tempo Luxa não parecia tão a fim de ser feliz e criar raízes num clube. E o título mineiro, por mais que não tenha um peso tão entusiasmante na temporada, já é um bom começo.

galoE tem o time. Se não está pronto (e não está mesmo) está bem adiantado. Aranha é polêmico, mas vive boa fase. Leandro voltou a jogar bem. Campos, o zagueiro equatoriano, virou xerife, arrumou a zaga e deu confiança a Werley. Zé Luis é um carrapato. Correia voltou a jogar bem. Fabiano, idem. Ricardinho está evoluindo. Edinson Mendez está chegando. Diego Tardelli voltou a fazer gol de todas as maneira. Muriqui deu certo. E ainda há Carini, Coelho, Cáceres, Junior, Benitez, Serginho, Renan Oliveira, Jonilson, Obina, Marques… Enfim, o Atlético tem elenco.

Tudo isso, junto, sinceramente, projeta um grande ano para o Atlético. Há um planejamento, um time, um treinador e uma torcida apaixonante. O Atlético Mineiro está em condições de dar um bote, não só na Copa do Brasil, mas também no Brasileirão com mais candidatos a título de todos os tempos. O Estadual é só um couvert. O prato principal ainda pode chegar. E, com ele, a torcida, louca para bater recordes até dezembro. Parabéns, Galo. A hora é essa.

"Bica eles GALO!"

Um comentário:

Wilson Oliveira disse...

Excelente texto do Lédio.

O título veio na hora certa mesmo e compartilho da opinião de que o Luxa ainda vai trazer mais benefícios ao Galo.

Quarta-feira teremos um confronto de campeões. Será um grande jogo.

Parabens pelo título e um abração, Mateuxx! xD

;