quarta-feira, 31 de março de 2010

A Copa Conmebol deve mesmo ser desvalorizada?

Bem, eu vejo muitos Atleticanos que insistem em ter uma mania chata de desvalorizar a conquista do Bi Campeonato da Copa Conmebol (92/97), a antiga Copa Sul Americana de Clubes. Porém, será mesmo que nosso BiCampeonato não tem valor algum?

Separei algumas coisas aqui que achei muito interessante, e resolvi postar.

Primeiro: Quanto ao critério de classificação.

Segundo a Wikipédia, “a classificação para a competição era garantida quando os clubes obtivessem uma colocação do 3º ao 6º lugar no campeonato nacional.

Em 1991, o Atlético fechou o Campeonato Brasileiro em Quarto Lugar, garantindo vaga pra Conmebol do ano seguinte, onde se sagraria campeão da competição pela primeira vez.
Por ter sido campeão em 1992, o Atlético garantiu vaga pra conmebol do ano seguinte, onde terminou em terceiro lugar.
Em 1994, o Atlético fechou o Campeonato Brasileiro em Quarto Lugar, garantindo vaga pra conmebol do ano seguinte, onde conquistou o Vice Campeonato.
Em 1996, o Atlético fechou o Campeonato Brasileiro em Quinto lugar, garantindo vaga pra conmebol do ano seguinte, onde se sagraria Bi Campeão da competição.
Por ter sido Campeão em 1997, o Atlético garantiu vaga pra Copa Conmebol do ano seguinte, onde terminou em terceiro lugar.

Ou seja, todas as vezes que o Atlético teve direito a disputar a competição, foi devido a vaga conquistada com muita raça dentro de campo, nunca o Atlético foi convidado (segundo a Wikipédia, “as confederações dos países participantes também escolhiam times aleatórios para disputar a competição, independente da classificação destes no campeonato nacional, para completar o grupo de times que disputavam o torneio”).

Vale lembrar também que, no caso do Brasil, o vice campeão da Copa do Brasil também era classsificado para a copa. Ou seja, a Copa Conmebol foi a primeira competição Sul Americana que começou a se enquadrar no formato da Copa da UEFA (atual Liga Europa).




Segundo: Histórico de Grandes Clubes na Competição.


O Atlético encabeça a tabela de pontos conquistados na Copa Conmebol entre 1992 e 1997, e o ranking histórico da Copa Conmebol, feito após sua última edição em 1998. Na lista, fora o Atlético e outros grandes clubes do Brasil aparecem Peñarol, San Lorenzo, Olimpia, Universidad de Chile, Emelec, LDU, Sporting Cristal, Caracas e mais alguns outros grandes clubes do Futebol Sul-Americano, que já participaram da competição.


Fonte (ver nota abaixo do quadro de títulos conquistados pelo Atlético no Campeonato Mineiro).


Terceiro: E o Campeão, tinha direito a algo?


Vou transcrever o trecho de uma matéria escrita na Revista do Galo, edição número 11 sobre o Bi-Campeonato da Copa Conmebol conquistado pelo Atlético.


Galo vai conquistar o mundo


Com o Bi da Conmebol, o Atlético ganhou o direito de figurar entre os maiores times das Américas e vai buscar outras disputas pelo mundo afora. Já convidado para a Copa Ouro, que reúne todos os campeões do continente americano em 97, o Galo também vai disputar a Copa Mercosul, novo torneio da Confederação Sulamericana que promete ser um dos mais importantes de todo o planeta. - Matéria da Revista do Galo - Edição 11 - de Dezembro 97/Janeiro 98 – página 20.


A Copa Ouro, pra quem não conhece, foi um torneio disputado entre 1993 e 1996 (com exceção de 1994, ano de Copa do Mundo), pelos campeões da Copa Conmebol, Copa Master da Supercopa, Supercopa Sul-Americana e Copa Libertadores.


Em 1993, o Atlético disputou a final da Competição contra o temido Boca Juniors. Segundo a Wikipédia, “na semifinal, o Boca Juniors venceu o São Paulo em La Bombonera por 2 a 1 e empatou no Pacaembu por 1 a 1. Na outra, após um empate em 0 a 0 no tempo normal, o Atlético Mineiro venceu o Cruzeiro por 5 a 4 nos pênaltis. Na final, o Boca Juniors empatou a primeira partida com o Atlético Mineiro, no Mineirão, por 0 a 0, e venceu a segunda, em La Bombonera, pelo placar de 1 a 0 sangrando-se campeão.”


Já a Copa Mercosul, segundo a Wikipédia, “foi uma competição disputada entre os anos de 1998 e 2001 pelos principais clubes de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. A competição foi criada para substituir a Copa Conmebol e os integrantes eram escolhidos pela emissora de televisão que organizava o torneio. Foi substituída pela Copa Sul-Americana em 2002”.


O Atlético participou da edição de 2000, sendo semi-finalista da competição (eliminado pelo Palmeiras). Abaixo, eis a campanha Atleticana na competição:

Atlético na Copa Mercosul - 2000
3 de Agosto: San Lorenzo 3 - 4 Atlético Mineiro
23 de Agosto: Atlético Mineiro 2 - 1 Peñarol
31 de Agosto: Atlético Mineiro 2 - 0 Vasco
13 de Setembro: Atlético Mineiro 3 - 2 San Lorenzo
27 de Setembro: Peñarol 2 - 2 Atlético Mineiro
17 de Outubro: Vasco 3 - 0 Atlético Mineiro


Do Grupo, classificaram-se o Atlético e o Vasco da Gama, sucessivamente.




Quartas-de-Final
1 de Novembro: Atlético Mineiro 2 - 0 Boca Juniors
7 de Novembro: Boca Juniors 2 - 2 Atlético Mineiro




Semifinais
22 de Novembro: Palmeiras 4 - 1 Atlético Mineiro
28 de Novembro: Atlético Mineiro 0 - 4 Palmeiras







Conclusão: O Atlético é sim, detentor de um Bi-Campeonato da Copa Conmebol (Copa Sul-Americana de clubes) e o torcedor Atleticano deve ter orgulho disso. Apesar de extinta, foi uma competição extremamente importante onde sua conquista deve ser extremamente valorizada pela torcida Atleticana. Corrigindo aquela famosa frase, o outro lado da lagoa tem apenas conquistas, nós temos paixão e conquistas, muitas conquistas! O Atlético nunca irá capitular, sempre será o maior de Minas e o único clube que honra o nome do estado a nível Brasileiro, Continental e quiçá Mundial.


Já dizia o mestre Armando Nogueira: “ Brasil, capital Brasília. Minas Gerais, capital Atlético Mineiro”.


GALO SEMPRE!

Nenhum comentário:

;