quarta-feira, 31 de março de 2010

A Copa Conmebol deve mesmo ser desvalorizada?

Bem, eu vejo muitos Atleticanos que insistem em ter uma mania chata de desvalorizar a conquista do Bi Campeonato da Copa Conmebol (92/97), a antiga Copa Sul Americana de Clubes. Porém, será mesmo que nosso BiCampeonato não tem valor algum?

Separei algumas coisas aqui que achei muito interessante, e resolvi postar.

Primeiro: Quanto ao critério de classificação.

Segundo a Wikipédia, “a classificação para a competição era garantida quando os clubes obtivessem uma colocação do 3º ao 6º lugar no campeonato nacional.

Em 1991, o Atlético fechou o Campeonato Brasileiro em Quarto Lugar, garantindo vaga pra Conmebol do ano seguinte, onde se sagraria campeão da competição pela primeira vez.
Por ter sido campeão em 1992, o Atlético garantiu vaga pra conmebol do ano seguinte, onde terminou em terceiro lugar.
Em 1994, o Atlético fechou o Campeonato Brasileiro em Quarto Lugar, garantindo vaga pra conmebol do ano seguinte, onde conquistou o Vice Campeonato.
Em 1996, o Atlético fechou o Campeonato Brasileiro em Quinto lugar, garantindo vaga pra conmebol do ano seguinte, onde se sagraria Bi Campeão da competição.
Por ter sido Campeão em 1997, o Atlético garantiu vaga pra Copa Conmebol do ano seguinte, onde terminou em terceiro lugar.

Ou seja, todas as vezes que o Atlético teve direito a disputar a competição, foi devido a vaga conquistada com muita raça dentro de campo, nunca o Atlético foi convidado (segundo a Wikipédia, “as confederações dos países participantes também escolhiam times aleatórios para disputar a competição, independente da classificação destes no campeonato nacional, para completar o grupo de times que disputavam o torneio”).

Vale lembrar também que, no caso do Brasil, o vice campeão da Copa do Brasil também era classsificado para a copa. Ou seja, a Copa Conmebol foi a primeira competição Sul Americana que começou a se enquadrar no formato da Copa da UEFA (atual Liga Europa).




Segundo: Histórico de Grandes Clubes na Competição.


O Atlético encabeça a tabela de pontos conquistados na Copa Conmebol entre 1992 e 1997, e o ranking histórico da Copa Conmebol, feito após sua última edição em 1998. Na lista, fora o Atlético e outros grandes clubes do Brasil aparecem Peñarol, San Lorenzo, Olimpia, Universidad de Chile, Emelec, LDU, Sporting Cristal, Caracas e mais alguns outros grandes clubes do Futebol Sul-Americano, que já participaram da competição.


Fonte (ver nota abaixo do quadro de títulos conquistados pelo Atlético no Campeonato Mineiro).


Terceiro: E o Campeão, tinha direito a algo?


Vou transcrever o trecho de uma matéria escrita na Revista do Galo, edição número 11 sobre o Bi-Campeonato da Copa Conmebol conquistado pelo Atlético.


Galo vai conquistar o mundo


Com o Bi da Conmebol, o Atlético ganhou o direito de figurar entre os maiores times das Américas e vai buscar outras disputas pelo mundo afora. Já convidado para a Copa Ouro, que reúne todos os campeões do continente americano em 97, o Galo também vai disputar a Copa Mercosul, novo torneio da Confederação Sulamericana que promete ser um dos mais importantes de todo o planeta. - Matéria da Revista do Galo - Edição 11 - de Dezembro 97/Janeiro 98 – página 20.


A Copa Ouro, pra quem não conhece, foi um torneio disputado entre 1993 e 1996 (com exceção de 1994, ano de Copa do Mundo), pelos campeões da Copa Conmebol, Copa Master da Supercopa, Supercopa Sul-Americana e Copa Libertadores.


Em 1993, o Atlético disputou a final da Competição contra o temido Boca Juniors. Segundo a Wikipédia, “na semifinal, o Boca Juniors venceu o São Paulo em La Bombonera por 2 a 1 e empatou no Pacaembu por 1 a 1. Na outra, após um empate em 0 a 0 no tempo normal, o Atlético Mineiro venceu o Cruzeiro por 5 a 4 nos pênaltis. Na final, o Boca Juniors empatou a primeira partida com o Atlético Mineiro, no Mineirão, por 0 a 0, e venceu a segunda, em La Bombonera, pelo placar de 1 a 0 sangrando-se campeão.”


Já a Copa Mercosul, segundo a Wikipédia, “foi uma competição disputada entre os anos de 1998 e 2001 pelos principais clubes de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. A competição foi criada para substituir a Copa Conmebol e os integrantes eram escolhidos pela emissora de televisão que organizava o torneio. Foi substituída pela Copa Sul-Americana em 2002”.


O Atlético participou da edição de 2000, sendo semi-finalista da competição (eliminado pelo Palmeiras). Abaixo, eis a campanha Atleticana na competição:

Atlético na Copa Mercosul - 2000
3 de Agosto: San Lorenzo 3 - 4 Atlético Mineiro
23 de Agosto: Atlético Mineiro 2 - 1 Peñarol
31 de Agosto: Atlético Mineiro 2 - 0 Vasco
13 de Setembro: Atlético Mineiro 3 - 2 San Lorenzo
27 de Setembro: Peñarol 2 - 2 Atlético Mineiro
17 de Outubro: Vasco 3 - 0 Atlético Mineiro


Do Grupo, classificaram-se o Atlético e o Vasco da Gama, sucessivamente.




Quartas-de-Final
1 de Novembro: Atlético Mineiro 2 - 0 Boca Juniors
7 de Novembro: Boca Juniors 2 - 2 Atlético Mineiro




Semifinais
22 de Novembro: Palmeiras 4 - 1 Atlético Mineiro
28 de Novembro: Atlético Mineiro 0 - 4 Palmeiras







Conclusão: O Atlético é sim, detentor de um Bi-Campeonato da Copa Conmebol (Copa Sul-Americana de clubes) e o torcedor Atleticano deve ter orgulho disso. Apesar de extinta, foi uma competição extremamente importante onde sua conquista deve ser extremamente valorizada pela torcida Atleticana. Corrigindo aquela famosa frase, o outro lado da lagoa tem apenas conquistas, nós temos paixão e conquistas, muitas conquistas! O Atlético nunca irá capitular, sempre será o maior de Minas e o único clube que honra o nome do estado a nível Brasileiro, Continental e quiçá Mundial.


Já dizia o mestre Armando Nogueira: “ Brasil, capital Brasília. Minas Gerais, capital Atlético Mineiro”.


GALO SEMPRE!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Clube Atlético Mineiro, Parabéns pra você!

Sou ruim de bola! Não tenho amigos! Meus pais me batiam
quando criança. Sempre fui o último da turma, usava akeles chapéus de burro e
ia pro canto da sala! Falo errado, cuspo no chão, não uso guardanapos. Nunca
soltei papagaio. Meu cachorro sempre me mordia. Eu apanhava pra mulher doida da
minha rua. Nunca sobravam as mangas boas no pé para mim. Sempre que eu mandava
pedra no trem ela voltava no meu pé! Eu era sempre o perú e sempre o pegador! O
pessoal do colégio sempre me roubava o dinheiro da merenda! Nunca beijei na
boca! Não consigo conversar com ninguem. Não importa oq eu faça, sempre serei
xingado. No meu aniversário meus pais sairam com os amigos e me deixaram
sozinho sem tv. Nunca tive um video-game. Todo vidro que aparecia quebrado a
culpa era minha. No almoço só sobrava o osso do frango e a rapa do arroz. Não
sei o que é refrigerante. Já apanhei da polícia. Já tomei choque no chuveiro.
Já pisei num prego enferrujado. Já fui queimado por uma lagarta. Toda vez que
entro em um supermercado desconfiam de mim. Meu cabelo é ruim. Meus joelhos
sempre doem. Meus dentes são podres. Tenho problema de visão e tenho medo de
palhaços!



Mas....


Pelo menos não sou Cruzeirense!

Autor: desconhecido
_
Parabéns Clube Atlético Mineiro, muitas felicidades, muitas glórias e vitórias, parabéns também a esta torcida MARAVILHOSA que vai em todos os jogos, não só no Mineirão mas também em todos os outros estádios que o glorioso vai jogar!

O maior orgulho da minha vida é dizer em alto e bom som que eu sou Atleticano!
Eu tenho certeza que não só hoje, mas todos os dias o Atleticano tem orgulho de dizer que tem amor ao time e tem orgulho de sair com a camisa nas ruas mesmo depois de uma derrota vergonhosa pelo seu maior rival!


PORQUE O GALO É AMOR, E NÃO SIMPATIA!

"Galo, se jogasse no céu eu morreria só para te ver".

Clube Atlético Mineiro, EU TE AMO!

"Bica eles GALO!"

quarta-feira, 17 de março de 2010

Atlético-MG lança novos uniformes


Camisa número 1 apresenta mudanças, mas principal novidade está na roupa dos treinos, em tons de rosa


O Atlético-MG lançou seus novos uniformes nesta terça-feira, em desfile no Automóvel Clube, em Belo Horizonte. A principal mudança na camisa númer 1 é que as listras não vão até o ombro parando logo acima do escudo. Outra novidade que chamou atenção foi o uniforme de treinos, em tons de ROSA CLARO.



Modelos exibiram as novas camisas. Apesar da presença do atacante Diego Tardelli e do volante Correa na plateia nenhum jogador desfilou.

Mais fotos AQUI
;